A favor das defesas

Estamos perto do inverno e é chegado o momento de pensarmos, uma vez mais, nas defesas.

Alimentámo-nos adequadamente durante o outono? Demos ao nosso organismo uma nutrição completa, variada e equilibrada? Temos as defesas preparadas? O frio vai-nos apanhar desprevenidos?

Se as respostas não estiverem claras, talvez seja chegado o momento de começar a ter a equinácea na devida conta. Está cientificamente demonstrado que os extratos desta planta estimulam o sistema imunitário, e a Agência Europeia de Medicamentos aceita o uso da mesma para a prevenção e o tratamento do resfriado comum.

Numerosos estudos confirmam que a equinácea consegue diminuir, tanto a frequência, como a intensidade das gripes e resfriados.

E o própolis?

Há muitos séculos, o própolis tem vindo a ser utilizado de forma tradicional para o tratamento de algumas doenças. Atualmente, os avanços científicos permitiram um melhor conhecimento dos seus componentes e o estudo da sua atividade. Os resultados obtidos confirmam, entre outras qualidades, a sua eficácia como antimicrobiano.

Ora bem, deve-se lembrar que, para se obterem os maiores benefícios saudáveis, se devem escolher ingredientes com a máxima garantia, dado que as qualidades podem ser muito diferentes, dependendo da sua origem geográfica e dos seus processos de obtenção e elaboração.

Não se esqueça: tanto a equinácea como o própolis atuarão sempre a favor das suas defesas.