A Melatonina trabalha assim

A Melatonina é uma hormona produzida por uma pequena glândula chamada “pineal”, que se encontra perto do centro do cérebro. Embora seja pequena como um grão de arroz, é esta glândula que fabrica a melatonina de que vamos necessitando.

Com a luz do dia, a glândula pineal para e baixa o nível de Melatonina que está a circular no corpo, de forma que despertamos e nos pomos em funcionamento para desenvolvermos os trabalhos do dia.

Quando anoitece e a escuridão chegam, a glândula pineal entra automaticamente em funcionamento e começa novamente: produz melatonina e o cérebro deteta-a, de modo que interpreta que a hora de dormir já chegou, e experimentamos a sensação de sono.

Este processo é conhecido como “ritmo circadiano”. É algo tão simples e natural como ter sono à noite e andar acordado e ativo durante o dia.

Mas, que é que acontece se a conciliação do sono for difícil? Ou se o nosso ritmo circadiano tiver ficado alterado por turnos de trabalho ou viagens transoceânicas? Nesses casos, os suplementos à base de Melatonina costumam ser úteis, um recurso simples e muito natural para se dormir mais facilmente… e se acordar de manhã com toda a frescura.