A rotina, boa aliada do sono

Alguma vez pensou que, graças aos nossos hábitos e costumes, não temos que decidir a cada momento o que vamos fazer? Dormir, tomar o pequeno-almoço, almoçar, jantar, etc., são atividades do nosso dia a dia que fazemos de forma rotineira, sem termos que decidir fazê-las.

E isso, além de tranquilidade, proporciona-nos muitas outras vantagens: permite a aquisição de bons hábitos, a aprendizagem e o desenvolvimento habilidades e ajuda-nos a ser eficientes. E tudo com pouco esforço, dado que se há algo que as atividades rotineiras têm é o facto de, em geral, serem efetuadas de forma quase automática.

Mas quem na verdade sai a ganhar com a rotina é a nossa saúde. Nada melhor para que o corpo responda bem do que seguir uma boa rotina de exercício físico e sermos ordenados, sobretudo na hora de comer e dormir.

É importante que se lembre que o nosso corpo é como uma máquina e que a rotina o ajuda a funcionar de forma correta. Quem não observou a forma como o organismo se altera quando estamos de férias e modificamos os nossos hábitos? O sistema digestivo, o trânsito intestinal, o apetite, o sono…Tudo se altera!

A rotina do sono

O sono é um dos processos em que as rotinas são especialmente importantes. Diariamente, a melatonina entra em funcionamento ao escurecer e a noite convida-nos a dormir. Entretanto, o cérebro vai-se preparando para o descanso e cada um de nós repete de forma rotineira os mesmos gestos dia após dia: um bocadinho de sofá, de televisão, uma infusão, uma vista de olhos às redes sociais, leitura, etc.

No entanto, este ciclo natural nem sempre funciona de forma correta e podem ocorrer dificuldades na conciliação do sono e no descanso com normalidade. O stress, a idade, as bebidas estimulantes ou o sedentarismo podem ser algumas causas, mas há muitos outros factos que também podem afetar.

 Para se evitar que tal aconteça, nada melhor do que seguir normas de vida saudável e hábitos concretos que contribuirão para o favorecimento de um descanso de qualidade. 

Também podem ser úteis as infusões à base de plantas relaxantes ou os novos comprimidos bicamada à base de melatonina e extratos de plantas, que ajudam a conciliar o sono num primeiro momento e a descansar melhor ao longo da noite. 

O valor de um bom dormir

 Sabia que enquanto dormimos as células do organismo se regeneram e a atividade intelectual melhora? Também é importante que se saiba que o facto de dormirmos bem nos ajuda a ter o sistema imunitário em forma, que a frequência cardíaca abrande e que a nossa capacidade de atenção, de criatividade e inclusive de memória melhorem. Nunca renuncie a um bom descanso! É muito mais valioso do que pode parecer.