As consequências da insónia: como é que o facto de não dormirmos nos afeta

Há tantas coisas que queremos fazer durante o dia, que muitas vezes reduzimos as horas de sono para as podermos fazer, sem nos apercebermos de que o facto de não dormirmos o suficiente afeta a nossa qualidade de vida. O sono de muitas pessoas é afetado por problemas do sono, mas sempre que possível deve-se tentar dormir as horas de que o corpo necessita.

De certeza que já ficou alguma vez até tarde a estudar para o exame do dia seguinte, e infelizmente não serviu de nada. Isto acontece porque o sono nos ajuda a consolidar a aprendizagem, organizar as lembranças e melhorar a concentração. O facto de dormirmos as horas que são necessárias e um bom descanso ajudar-nos-ão a render mais, concentrar-nos com uma maior facilidade e memorizar de uma forma mais eficaz.

Mas o sono não nos afeta apenas neste aspeto. Muitas vezes, após um período de stress e cansaço, o nosso sistema imunológico sente-se debilitado e acabamos com um resfriado. Não é casualidade. Se não dormirmos de forma adequada, o sistema imunológico torna-se mais vulnerável às infeções e a diferentes doenças. O sistema nervoso também é afetado pela falta de sono, dado que é quando dormimos que os neurónios se reparam e descansam.

O cérebro, pela sua parte, também necessita das suas horas de descanso. É um dos órgãos que se mantém mais ativo durante o dia, pelo que é necessário reparar os danos celulares e gerar novas células nervosas no cérebro enquanto dormimos. Além do cérebro, também há muitas hormonas que estão programadas para se libertarem durante o período de sono. Um exemplo é o das hormonas do sono pelo que, para as crianças, o ciclo do sono é de uma importância vital.

Como vimos, a falta de sono pode afetar o nosso dia a dia, mesmo que não nos apercebamos. Não obstante, a insónia pode ter outras consequências com as quais notaremos uma diminuição da qualidade de vida:

  • Todos acordámos alguma vez irritados, de mau-humor, a desejar não nos cruzarmos com ninguém. Após uma noite de insónias, o corpo está mais sensível, pelo que nos deixamos levar pelas emoções e qualquer pormenor parece que nos vai afetar durante todo o dia.
  • Uma das maiores causas e, além disso, um dos sintomas mais comuns da depressão, é a sonolência crónica ou a insónia.
  • De acordo com a Highway Traffic Safety Administration, mais de 100.000 acidentes de viação são causados por pessoas cansadas ao volante. É importante que se tenha em conta que menos uma hora de sono pode chegar a diminuir 30% de atenção no dia seguinte.

Os problemas do sono que nos levam a passar noites em vigília afetam negativamente a nossa qualidade de vida. Para um sono mais profundo e de melhor qualidade, o Aquilea sono proporciona melatonina ao nosso corpo, uma substância que nos ajuda a conciliar o sono e conseguirá fazer com que durmamos de forma mais aprazível e descansemos mais.