Cálcio para prevenir a osteoporose é suficiente?

A osteoporose é uma doença que provoca uma diminuição progressiva da massa óssea. Não dói, nem apresenta nenhum sintoma, mas avança silenciosamente, debilitando os ossos até que um dia ocorre uma fratura e o problema revela-se.

As mulheres a partir dos 45 anos correm mais riscos de sofrer dela, devido às alterações hormonais características da menopausa, mas outras circunstâncias também podem ser fatores causais: a genética, a toma de alguns medicamentos, fumar, beber em excesso, não praticar exercício e seguir uma dieta pobre em cálcio, vitaminas e minerais.

Na Espanha cerca de 2 milhões de mulheres sofrem de osteoporose (1 em cada 4) e de acordo com a Sociedade Espanhola de Reumatologia (SER), uma alta percentagem sofrerá pelo menos uma fratura osteoporótica na sua vida restante: 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens.

Para prevenir problemas ósseos, o exercício e a dieta são protagonistas fundamentais. O exercício, porque ajuda a manter os ossos fortes e bem nutridos, e a dieta, porque está encarregada de providenciar ao organismo as substâncias de que ele necessita para estar em forma.

Sabe-se que o cálcio é o mineral por excelência para os ossos. Ora bem, deve estar claro que não é suficiente e que nem todas as pessoas têm os mesmos requisitos. Tão importante é que não falte cálcio (cerca de 800mg/dia aprox.) como que seja bem absorvido. E não esqueçamos que, para favorecer a absorção e fixação do cálcio nos ossos, é essencial o contributo de magnésio, vitamina D e vitamina K.

Se a sua dieta for completa, variada e equilibrada e não tiver as suas necessidades aumentadas, provavelmente isso será suficiente. Caso contrário, consulte um profissional de saúde sobre a possibilidade de suplementar a sua alimentação com um suplemento adequado.

Faça-o pelo futuro dos seus ossos!