Cinco propósitos saudáveis e fáceis de cumprir

Acabaram as promessas não cumpridas e os propósitos que não levam a lado nenhum. Hoje queremos oferecer-lhe algumas ideias simples que poderá pôr em prática quase sem se aperceber disso. E o que é melhor é que a sua saúde sairá beneficiada e que se sentirá melhor.

Para se pôr em forma. Se nunca praticou desporto e sempre se quis iniciar, esta é uma boa forma de o fazer, porque poderá começar a descobrir o bem que ele lhe faz, sem necessidade de se inscrever num ginásio de forma precipitada.

Calce umas sapatilhas e arranje um pouco de tempo para caminhar em passo rápido. Isso quer dizer que deve notar que a pulsação se acelera e vai que começando a aquecer. Comece com cerca de 20 minutos e aumente a duração dia após dia até chegar a estar cerca de 40/45 minutos. Faça-o 4 ou 5 dias por semana durante um mês. Sentir-se-á mais ativa, mais leve e, quando ganhar gosto, já não poderá deixar de o fazer. Experimente!

Para comer mais fruta. Se é daqueles que nunca encontram o momento apropriado para comer fruta, não poderá resistir a este truque. Trata-se de aproveitar o apetite que se tem antes de almoçar e jantar e converter o “aperitivo” no momento frutado do dia. Prepare algumas peças em bocadinhos e vá debicando. O poder saciante da fruta ajudá-lo-á a controlar o peso e estará a completar o contributo diário de vitaminas e fibras. Funciona!

Para melhorar a hidratação do seu organismo. Se é daqueles que não bebem água suficiente, procure apaixonar-se pelas infusões. Que tal depois de jantar? Essa chávena “extra” todas as noites ajudá-lo-á a manter os níveis de hidratação de que o seu organismo necessita; além disso, a sua pele, o seu trânsito intestinal e até mesmo o seu rendimento intelectual sairão a ganhar. E se for uma infusão relaxante, também dormirá melhor. São só vantagens.

Para reduzir o consumo de açúcar. Os especialistas alertam que, sem nos apercebermos, o consumo de açúcar pode-se tornar excessivo. Refrigerantes, sumos industriais, snacks, guloseimas, etc. têm um altíssimo teor de açúcar e enchem-nos de calorias vazias, que são as que não proporcionam nenhum nutriente de que o corpo verdadeiramente necessite. O que fazer? Estar bem consciencializado para o problema, limitar este tipo de alimentos para ocasiões muito pontuais e substituir o açúcar do café e das infusões por edulcorantes. Habituar-se-á rapidamente e poupará algumas calorias inúteis.

Para melhorar a atividade intelectual. Tenha a idade que tiver, deve saber que a aprendizagem de coisas novas desenvolve algumas faculdades do cérebro como a memória, a coordenação ou a agilidade mental. Por isso, não só não é tarde, mas também é bom que este ano se decida finalmente a fazer aquele curso que lhe apetece fazer ou que o ajudará a melhorar a sua formação. E caso se trate de um idioma, ainda melhor. Agora pode-se aprender de forma fácil, cómoda e gratuita, graças a páginas da Internet e aplicações como o Duolingo. Já não há desculpas!