Como é que posso prevenir ou melhorar o meu jet lag

O jet lag ocorre quando se viaja para zonas com fusos horários diferentes. Pode acontecer em viagens muito longas onde o país de origem e o de destino estão em diferentes zonas horárias. Por exemplo, se sairmos à tarde e chegarmos a um país onde é de dia, transpondo a noite e o tempo de descanso.

Além da sonolência e da dificuldade em conciliar o sono no horário do país de destino, o jet lag pode provocar outras alterações como irritabilidade, cansaço, problemas de memória, dores de cabeça e desconforto digestivo.

Quanto mais avançada for a idade, mais os sintomas do jet lag se intensificam, pelo que afeta menos as pessoas jovens do que as mais idosas.

A direção da viagem também tem influência. Quando se viaja para oeste, o organismo necessita de um dia por cada hora de desajuste horário para se habituar, enquanto quando se viaja para leste, é necessário um dia e meio por cada hora de desajuste.

Truques para a prevenção do jet lag

Se tenciona viajar para um lugar com um horário muito diferente do horário do seu lugar de origem, comece a ajustar os seus ritmos com alguns dias de antecedência para evitar o jet lag, na medida do possível.

Trata-se de ir ajustando progressivamente o seu relógio biológico nos dias anteriores, deitando-se e levantando-se antes da hora habitual, se viajar para leste, e deitando-se e levantando-se mais tarde do que o habitual se viajar para oeste.

Se vai chegar ao destino à tarde, procure não dormir no avião, mesmo que tenha sono, para poder fazê-lo no destino, de acordo com a sua zona horária.

Ideias para combater o jet lag

Embora o jet lag passe decorridos alguns dias, pode provocar sensações muito desconfortáveis e muito cansaço que o podem privar do desfrute do tempo de lazer se viajar por razões de turismo, ou impedi-lo de ser produtivo se viajar por razões de trabalho.

Se ao chegar ao destino tiver sono, mas lá for de dia e não for a hora de dormir, pratique atividades na rua, pois a luz natural ajudá-lo-á a afastar a sensação de sono. Além disso, não tome cafeína para evitar o adormecimento, pois a mesma pode piorar os sintomas do jet lag.

Procure ir adaptando os seus ritmos de sono ao país de destino e, mesmo que esteja cansado, procure não ir para a cama enquanto não for a hora de dormir em tal país.

Muitos passageiros especialistas recomendam que se tomem suplementos de melatonina para a minimização dos efeitos do jet lag. A melatonina é a hormona que o organismo produz de forma natural para induzir o sono, mas também pode ser tomada em forma de suplemento. A norma para a minimização dos efeitos do jet lag costuma ser 1 toma na primeira noite, antes de ir para a cama; e repeti-la durante várias noites até que o organismo se adapte ao novo horário.

Em muitos casos pode ser muito útil optar-se por um spray sublingual de melatonina em vez dos comprimidos. Este formato inovador que o Aquilea Sono Express oferece foi especialmente estudado para quando se deseja conseguir um início rápido do sono, dado que a melatonina á absorvida rapidamente no espaço de 5 minutos (1) após a pulverização. Feliz viagem!

  1. Bartoli AN et al. Bioavility og a new oral spray melatonin emulsion compared with a standard oral formulation in healthy volunteers