Eliminar toxinas depois das festas

Os excessos nas festas de Natal podem ser solucionados com uma dieta adequada, deixando que o organismo se reponha. Os nutricionistas aconselham que se siga uma das chamadas “dietas moles”, compostas por vegetais no vapor, arroz, peixe cozido, frutas e iogurtes. Além disso, é recomendável que efetue uma limpeza do seu organismo, pelo menos uma vez por ano, para eliminar toxinas.

UMA DIETA EQUILIBRADA, O SEGREDO DO ÊXITO

Baseada em verduras no vapor e frutas que ajudem a desintoxicar, comer pouca carne e mais peixe, e se for peixe branco ainda melhor. Beber muitíssima água, não omitir nenhuma refeição e tomar infusões que ajudem na digestão e na retenção de líquidos. Prescindir do álcool, dos doces e dos alimentos mais gordos e praticar atividade física. Não é nenhuma dieta milagre. O segredo consiste em seguir firmemente estes princípios. De certeza que o seu corpo lhe agradecerá.

ALIMENTOS PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO

Existem alguns alimentos que podem ajudar muito na desintoxicação. Tome nota!

  • Folhas verdes: A clorofila que elas contêm ajuda a eliminar toxinas e ajuda o fígado. Além disso, a sua grande quantidade de antioxidantes torna-as ideais para a purificação do corpo com a eliminação de toxinas e radicais livres. Entre elas encontra-se o agrião, os espinafres, as alfaces e a acelga.
  • Limão: A adição de algumas gotas de limão a um copo de água e a toma do mesmo em jejum ajuda na desintoxicação, dado que tem um forte poder antioxidante e hidrata naturalmente.
  • Alcachofra: Favorece a digestão das gorduras, o que a converte numa grande aliada na purificação do organismo após grandes comezainas.
  • Beterraba: Estimula a digestão, assim como o funcionamento do fígado e da vesícula biliar.
  • Gengibre: É uma potente especiaria que combate doenças, aumenta o metabolismo, elimina resíduos e toxinas, protege o fígado e melhora o seu funcionamento.
  • Sementes de sésamo: As sementes de sésamo protegem as células do fígado contra os danos que lhe podem ser causados pelo álcool e por outros produtos que contenham produtos químicos.
  • Alho: Além de proteger o coração, o alho tem uma alta capacidade anti-inflamatória e ativa o fígado, ajudando-o para que consiga eliminar as toxinas do sangue.
  • Curcuma: Esta especiaria é um dos melhores desintoxicantes do fígado. Ajuda muito na produção de bílis, essencial para a desintoxicação do fígado.
  • Chá verde: Os seus flavonoides antioxidantes também favorecem a atividade hepática e, portanto, ajuda na desintoxicação.