Excesso de peso e bem-estar articular

Costumamos pensar que o desconforto articular ocorre, de uma forma geral, devido ao desgaste natural da idade, ou devido à prática de desportos de impacto. No entanto, o excesso de peso também é um fator diretamente relacionado e que, lamentavelmente, está a aumentar.

As articulações, especialmente as lombares, das ancas, joelhos e tornozelos, foram concebidas para suportarem uma massa corporal normal que corresponde à altura de cada indivíduo. Ora bem, se o peso aumentar de forma considerável e não se conseguir controlá-lo, a pressão na zona aumenta e ocorre um aumento da fricção entre cartilagens.

É fácil imaginar que, para um joelho, suportar um peso de 60 quilos não é o mesmo que suportar um peso de 80 quilos. A longo prazo, esta situação poderá desembocar num desgaste prematuro do tecido e acabar com os ossos a chocarem entre si. Dor.

Além disso, os doentes obesos têm alterações hormonais que aceleram o desgaste das cartilagens, pelo que mostram uma grande propensão para sofrerem de artrose, inclusivamente nas articulações que não suportam peso, como as das mãos e as dos cotovelos.

Calcula-se que o risco de se sofrer de artrose devido ao excesso de peso é quatro vezes maior. Portanto, o que é mais recomendável nestes casos é que se ponha nas mãos de um especialista para conseguir emagrecer de forma saudável, combinando dieta com exercício físico. Outras medidas passam por evitar o sedentarismo, as sobrecargas e, se for necessário, fazer uso de uma bengala que ajude a distribuir o peso.