Fora com as toxinas!

É dos que pensam que a acumulação de toxinas não acontece consigo? Pois deve saber que há bastantes fatores que contribuem para que o seu organismo possa necessitar de um respiro detox: se a sua dieta não for sempre saudável, se viver numa grande cidade a respirar diariamente um ar que deixa muito a desejar, se tomar ou tiver estado a tomar medicamentos, se fumar, se beber de forma habitual, ou se o único desporto que pratica consistir em correr todo o dia, acumulando tensões e stress.

Caso se sinta identificado com alguma destas situações, pode ter quase a certeza de que uma boa limpeza interior lhe cairá bem. Não se esqueça de que o nosso corpo tem que estar tanto ou mais limpo por dentro do que por fora.

É verdade que o corpo humano já tem os seus próprios recursos de autolimpeza, de entre os quais se destaca a função hepática e a renal, mas pode ser conveniente ajudá-lo de vez quanto a eliminar as toxinas acumuladas. Como? Estando alguns dias a beber água em quantidade suficiente (nada de álcool), prescindindo de gorduras animais e tendo em conta as propriedades de alguns alimentos e plantas que são autênticos “aliados detox”. Tome nota:

Saladas verdes ou multicores. Muito boas, apetitosas e muito versáteis. Não se esqueça de que as pode variar com uma infinidade de ingredientes: alcachofras cruas em cortes finos, espargos, espinafres, couve frisada, couve-flor, beterraba, cenoura, rúcula, erva-benta, etc. A clorofila é um excelente purificador do fígado, pâncreas, cólon e rins!

Alho. Um ingrediente muito presente na cozinha mediterrânica que, além de ser um desintoxicante eficaz, exerce uma interessante ação diurética. Tenha-o em conta!

Chá verde. As propriedades benéficas do chá verde são inúmeras, mas vale a pena destacar que atua como excelente protetor hepático e evita a retenção de líquidos. Por isso, costuma fazer parte de muitas dietas de controlo de peso.

Citrinos. Os citrinos neutralizam as toxinas, estimulam os processos enzimáticos do aparelho digestivo e ajudam a limpar o fígado. Já sabe: laranjas, kiwis, limões, toranjas, tangerinas…

Plantas. Há diversas plantas medicinais com reconhecidos efeitos purificativos. Podemos citar como exemplo a Cavalinha (diurética e remineralizante), o Abeto e a Alcachofra (tradicionalmente utilizados para a eliminação do excesso de líquidos do organismo) ou o Boldo, que protege, tonifica e descongestiona o fígado e a vesícula biliar.

Está preparado para experimentar alguns “dias detox” para eliminar toxinas? Pode ter a certeza de que lhe cairá bem.