Mudança da hora

É daqueles que esperavam a mudança da hora? Ou dos que prefeririam continuar como estamos? Seja como for, esta madrugada vão-nos “retirar” uma hora, porque o horário de verão entra em vigor, de forma que, às 2:00 h. de domingo, na realidade serão 3:00h.

A maioria sente-se satisfeita com a mudança, e gosta de sentir o alongamento das tardes, mas há muitas pessoas que vivem este momento do ano com problemas de conciliação do sono. É um facto que o nosso relógio biológico, o que regula, entre outras coisas, a produção de melatonina, também pode necessitar de alguns dias para se pôr “na hora”. A mudança sazonal pode afetar algumas pessoas de uma forma semelhante à da afetação provocada por uma viagem para um país de leste, com um leve “jet lag” de uma hora.

É este o seu caso? Então procure não esquecer nenhum dos bons hábitos que os especialistas recomendam. Podem ajudá-lo muito!

. Reduza a luz e evite o ruído. O ambiente do seu quarto deve ser confortável e convidar ao descanso e ao relaxamento.

. Evite praticar exercício na última hora do dia e jantar tarde. Estas duas atividades dificultam um sono de qualidade.

. Não use tablet ou smartphone antes de dormir, dado que a luz que estes dispositivos emanam diminui a produção de melatonina. Lembre-se de que a melatonina é a substância que o cérebro segrega quando escurece e que ajuda a conciliar o sono de uma forma natural.

. Não se esqueça de que a acumulação de stress e de preocupações quotidianas é uma das principais causas da insónia. Relaxe-se e procure deixar todos os problemas fora de casa.

 

Caso siga estas recomendações e mesmo assim lhe seja difícil conciliar o sono, pode experimentar soluções naturais à base de melatonina e plantas de ação relaxante. Ficará surpreendido ao verificar até que ponto é que o podem ajudar.