Pernas inchadas

É um facto comprovado: as temperaturas altas agudizam a desagradável sensação de que as pernas pesam mais do que o normal. Os tornozelos e os pés também tendem a ficar mais inchados, e tudo se deve ao facto de, com o calor, as veias se dilatarem e, por efeito da gravidade, o sangue se acumular nas pernas e os problemas de circulação se complicarem.

Este tipo de incómodo é mais frequente nas mulheres do que nos homens e costuma aumentar com a idade. No entanto, afeta pessoas cada vez mais jovens, devido principalmente ao facto de ter muito a ver com o estilo de vida; o sedentarismo, as posturas durante o trabalho, as dietas pouco saudáveis, o excesso de sal, de tabaco e de álcool são fatores que favorecem o aparecimento mais precoce de problemas de circulação.

Quer notar melhoramento e aliviar as pernas? Mexa-se! É sempre o primeiro conselho, dado que o exercício físico ajuda muito a ativar a circulação. Também lhe aconselhamos que eleve as pernas sempre que possa, por exemplo, colocando uma almofada por debaixo do colchão à altura dos seus pés. Quanto aos seus hábitos, sugerimos que experimente introduzir algumas alterações; por exemplo, acabar os seus duches com um jato de água fria nas pernas, evitar sentar-se com as pernas cruzadas e não usar roupa nem calçado apertados.

O excesso de sol e a cera quente para depilar também não jogam a seu favor. Por último, recomendamos que controle o consumo de sal, que beba água em quantidade suficiente e que tenha em conta os suplementos ricos em bioflavonoides e elaborados com plantas como a gilbarbeira e o castanheiro-da-índia, conhecidos pelas suas propriedades venotónicas. Experimente-o e sinta as suas pernas mais leves!