Quais são as fases do sono?

Quando se vai dormir e se fecham os olhos, não se trata apenas de pousar a cabeça na cabeceira até à manhã seguinte. O nosso corpo passa pelas diferentes fases do sono. Hoje queremos explicar-lhes quais são e como é que somos afetados pelas diferentes etapas pelas quais passamos quando dormimos.

Existem duas etapas principais no período do sono: a do sono lento ou Não REM e a do sono rápido ou REM (“Rapid Eye Movement” ou “movimento rápido dos olhos”, das suas iniciais em inglês). A primeira etapa, a Não REM, é composta por quatro fases com diferentes características.

 1. Sono de ondas lentas (Não REM)

É a fase de transição da vigília ao sono. A respiração abranda e ocorre uma fase de sono leve. É nesta fase que ainda se ouvem ruídos não muito fortes, se veem imagens que são fruto de sonhos leves. A sua duração é de 15 minutos a partir do momento em que fechamos os olhos, mas só 5 de sono real. Este período decorre, como mencionámos, em quatro etapas diferentes.

  • Etapa 1 (Adormecimento)

A primeira etapa dura cerca de 10 minutos e é então que podem ocorrer alucinações, tanto na entrada como na saída desta fase, que também constitui 5% do total do sono. Nesta fase as pessoas ainda são capazes de notar a maioria dos estímulos. O tónus muscular diminui e aparecem os movimentos oculares lentos.

  • Etapa 2 (Sono leve)

Nesta etapa os ritmos cardíaco e respiratório diminuem e são iniciados os mecanismos para que não se acorde. Em alguns casos ocorre o fenómeno conhecido como “sonhar que caímos”. O sistema nervoso bloqueia a informação sensorial e isso facilita a atividade do sono. Nesta etapa o sono começa a ser reparador, mas não de forma suficiente. Desaparecem os movimentos oculares e a duração da etapa situa-se em cerca de 50% do tempo de sono.

  • Etapa 3 (Transição para o sono profundo)

Esta fase dura apenas 2 a 3 minutos. É quando o sono começa a ser mais profundo e o bloqueio sensorial se intensifica. Caso acorde durante esta etapa, sentir-se-á confuso e desorientado. Além disso, nesta fase não se chega a sonhar.

  • Etapa 4 (Sono Delta)

Dificilmente se acorda nesta fase, que dura cerca de 20 minutos, embora se continue sem sonhar. É nesta fase que se determina a eficiência do sono, com base na nossa experiência subjetiva. É uma fase vital para a recuperação física e mental.

2. Fase de sono REM

Nesta fase o cérebro está muito ativo, mas os neurónios motores bloqueiam-se, para que não nos possamos mover. Denomina-se REM porque o movimento dos olhos é rápido (Rapid Eye Movement). Aqui sim, estamos na fase em que sonhamos, com um fio condutor, mesmo que sem sentido.

Esta fase dura no seu primeiro surgimento cerca de 10 minutos e nos seguintes é mais longa. O último sono dura aproximadamente 30 a 40 minutos. Durante os primeiros dez minutos, a respiração é rápida e irregular. Nos 30 restantes ocorre um estado de sono profundo e o cérebro vive os sonhos como se fossem realidade. Caso se acorde durante este sono, uma percentagem de 80% lembra-se claramente do sonho que estava a ter.

Todo este ciclo de sono se vai repetindo enquanto se dorme, quatro a cinco vezes ao longo da noite. Em cada volta, o ciclo dura um pouco mais. O primeiro ciclo completo dura uma hora e meia.

Esperamos tê-los ajudado a compreender um pouco mais as diferentes fases do sono e a entender porque é que, por vezes, acordamos com a sensação de termos dormido mal, não nos lembramos do que sonhámos, ou simplesmente não temos a sensação de descanso, apesar de termos dormido as horas suficientes.