Quando a garganta dói

Por muito habitual que seja, a dor de garganta é um tipo de incómodo que causa muito desconforto. Além disso, muitas vezes é o primeiro sintoma que anuncia que estamos perto de uma gripe ou de um resfriado.

A dor aparece em consequência de uma infeção – vírica ou bacteriana – que provoca inflamação na faringe ou nas amígdalas.

Quando é de origem vírica, muito comum em gripes e resfriados, costuma apresentar uma vermelhidão significativa na zona. Em contrapartida, se for uma infeção bacteriana, além de mucosa avermelhada, caracteriza-se pela presença de placas brancas de pus.

Se a dor não for acompanhada de febre, é muito provável que só necessite de um bom remédio para a aliviar e que desapareça em 2 ou 3 dias. Ora bem, se notar que não melhora, que a temperatura aumenta ou que a dor sobe até ao ouvido, o melhor é consultar um médico para que efetue uma exploração adequada e decida se é necessário tratamento farmacológico ou não.

De entrada, remédios naturais

Antes de conhecer a natureza da dor e de aguardar que piore, as primeiras soluções costumam ser procuradas nos remédios tradicionais que resumimos aqui:

.Beber água e bebidas quentes com frequência, para manter a zona hidratada

.Recorrer ao mel para adoçar, dado que tem propriedades desemulsionantes que atuam protegendo a zona

.Fazer gargarejos com água quente, mel e limão, ou com salva e sal marinho

.Recorrer aos humidificadores para evitar ambientes secos

.Chupar comprimidos de ação local elaborados, preferivelmente, com ingredientes de origem natural.

Já conhece o Aquilea Garganta?

É o último da Aquilea para ajudar a aliviar a dor de garganta!

 A sua inovação é proporcionada pelo novo Fitohial®, um complexo molecular à base de Grindelina, Salva e ácido hialurónico, capaz de formar uma película protetora que adere à mucosa e que, além de aliviar a dor, forma uma barreira que protege a garganta contra os agentes externos. A fórmula é completada com própolis e com óleos essenciais de cravo e laranja, ingredientes bem conhecidos pelos seus efeitos benéficos na saúde orofaríngea.

Da próxima vez, experimente-o. São comprimidos para chupar que também o surpreenderão pelo seu sabor agradável.