Top 5: Métodos de relaxamento para conciliar o sono

Para muitas pessoas conciliar o sono converte-se numa luta diária. É um facto que não é fácil desligar-se de todo o stress e de todos os problemas do dia a dia e deixar-se levar até ao mundo dos sonhos. Há alguns truques que o podem ajudar a resolver os seus problemas de sono, como os jantares leves, o afrouxamento dos músculos com uma massagem ou a manutenção do seu quarto livre de luz e ruídos. Não obstante, um fator importante consiste em desligar o cérebro do dia a dia, de forma que hoje lhes mencionaremos cinco métodos de relaxamento com os quais poderá conseguir um sono de qualidade.

  1. Controlar a respiração

Respirar é uma coisa que fazemos de forma automática durante toda a nossa vida, mas há formas de respirar que ajudarão a relaxar o corpo. A respiração deve ser lenta e profunda, fazendo com que o oxigénio chegue até ao abdómen. Inspirar lentamente pelo nariz e expirar pela boca.

  1. Meditação

O ideal para conciliar o sono é afastar da nossa mente todos os problemas e pensamentos, deixando de pensar. Mas quanto mais quiser deixar de pensar, mais força adquire cada um dos pensamentos. A meditação é uma técnica que ensina a controlar a mente, pelo que é uma prática altamente recomendável na hora de dormir, sobretudo se a acompanhar de algum mantra.

  1. Visualização

Um método de relaxamento muito útil é a visualização. Esta junta a respiração profunda à meditação. A técnica consiste em imaginar lugares aprazíveis, que nos façam sentir bem e onde só possamos ir nós mesmos: nem problemas, nem stress. Crie um lugar idílico numa imaginação e escape-se cada noite para se esquecer dos problemas em adormecer.

  1. Música para dormir

A música pode influir na respiração, no ritmo cardíaco e nas ondas cerebrais. É por isso que é importante que ouça música que se adeqúe às suas necessidades. No momento de ir para a cama deve-se pôr a tocar uma música com ritmo lento, dado que se for rápido acelerará a frequência cardíaca. Desta forma, encorajamo-lo a ouvir uma música tranquila que o ajude a relaxar-se antes de ir para a cama, embora também lhe recomendemos que, durante a noite, a desligue para que o seu cérebro não tenha nenhum tipo de estímulo e possa descansar.

  1. Praticar Tai Chi

Estamos conscientes de que todos os conselhos que demos até agora parecem fáceis de levar à prática, mas muitas vezes a consecução de resultados é mais complicada. De forma que, se demorar a ver melhoramentos na hora de conciliar o sono e tiver experimentado os métodos de relaxamento anteriores, temos outra proposta para si. O Tai Chi é uma prática que liga o corpo e a mente mediante a respiração, levando-nos a adquirir um alto nível de paz interior que nos ajudará a solucionar os problemas do sono.

Não há dúvida de que estes são os nossos métodos de relaxamento favoritos. Encorajamo-lo a que os ponha em prática se tiver problemas em adormecer e no espaço de poucos dias notará que o seu corpo e a sua mente se coordenam para conciliar o sono e dormir de forma aprazível.