Como é que andam as suas pernas?

Na escola aprendemos que “o calor dilata os corpos”, e no verão podemos verificar que também dilata as veias. É uma realidade: quando as veias das pernas se tornam mais largas, falta pressão no sangue para que suba desde os pés até ao coração. Começamos então a sentir que estão pesadas e que se cansam com poucos passos. Os tornozelos incham, muitas vezes sente-se formigueiro e por vezes dor. Se o desconforto for intenso ou durar vários dias, é recomendável que se solicite aconselhamento médico.

Em qualquer caso, podem ser tomadas medidas para o alívio de tal desconforto. Não é nada difícil nem complicado, e costumam ser muito eficazes. Tome nota:

  1. Mexa-se. Uma coisa tão simples como caminhar facilita a circulação do sangue como deve ser. Os passeios na borda da praia são formidáveis porque a areia e a água massajam a zona.
  2. Faça exercícios caseiros para reforçar os músculos das pernas. São muito importantes para “suster” as veias.
  3. Durma com as pernas ligeiramente elevadas, colocando uma almofada por debaixo do colchão. Estará a ajudar a melhorar a circulação de retorno.
  4. Se ficar sentado durante várias horas (uma viagem de avião, por exemplo), mova frequentemente os pés, levantando alternadamente os dedos e o calcanhar para que os músculos da barriga da perna “trabalhem”.
  5. Vista roupas largas e evite cintos apertados. É melhor que os sapatos sejam largos, cómodos e de tacão baixo.
  6. Coma frutas e verduras, e beba água em abundância. Se tudo “circular” bem no seu corpo, as suas pernas andarão melhor. Não abuse do sal, das bebidas alcoólicas ou dos refrigerantes açucarados.
  7. Depois do duche, aplique água fria efetuando uma massagem de baixo para cima, desde os tornozelos até aos joelhos.
  8. Massaje a zona com um gel para pernas cansadas; pode encontrá-los na sua farmácia e ajudá-lo-ão a aliviar o desconforto e a estimular a circulação.
  9. Evite o calor nas pernas. Os banhos de sol, a depilação com cera quente ou as saunas são exemplos do que não se deve fazer quando se tem um problema de circulação nas pernas.

E lembre-se: não há remédios milagrosos que solucionem os problemas em 24 horas. Siga estes conselhos diariamente e as recomendações do seu médico ou farmacêutico; verá que este verão as suas pernas circularão melhor.