Conselhos para a prevenção do jet lag

Entrou nesse avião com os olhos cheios de entusiasmo, mas quando chega ao seu destino decorridas de várias horas, mal pode abri-los devido ao cansaço e à fadiga do voo. E se, além disso, viajar para outra zona horária, ao chegar o seu organismo sente-se despistado. Seria a hora de dormir e é de dia? Ou o seu corpo está ativo e é noite no local onde se encontra?

O facto de nos encontrarmos nessa situação deixa-nos desorientados, porque os nossos corpos sofrem o conhecido jet lag, o desequilíbrio que ocorre entre o nosso relógio interno (que marca os períodos de sono e vigília) e o horário do lugar ao qual chegamos. Este relógio demora alguns dias a conseguir a ajustar-se, mas seguindo estes conselhos, podemos ajudá-lo a consegui-lo em menos tempo. Tome nota!

-Alguns dias antes da viagem, experimente adaptar-se ao novo horário, comendo um pouco antes – ou um pouco mais tarde -, dependendo do seu destino.

-Na noite antes do voo, procure dormir mais de oito horas para garantir um bom descanso.

-Siga, na medida do possível, o horário do seu lugar de destino depois de estar no avião.

-Evite o álcool e a cafeína

-Beba água abundante; embora haja quem não o note, na cabina do avião há uma elevada secura ambiental e necessita de estar hidratado.

-Tome um suplemento à base de melatonina para aliviar a sensação subjetiva de desfasamento horário (jet lag). No primeiro dia de viagem, 1 comprimido à noite, antes de ir para a cama; depois pode repetir a toma durante várias noites até que se adapte ao novo horário.

-Depois de alcançado o seu destino, procure adaptar-se quanto antes aos horários locais das refeições e do sono.

Siga estes conselhos e combata assim este incómodo jet lag: que nada arruíne o início das suas férias!