A força dos bioflavonoides

Antes de explicarmos onde é que reside a força dos bioflavonoides, devemos esclarecer que são um tipo de polifenóis, extratos vegetais que se encontram de forma natural em frutas, verduras, raízes, flores, etc. São muito apreciados pela sua alta capacidade antioxidante, mas têm muitas outras propriedades benéficas para a saúde.

Alguns bioflavonoides como a Rutina, presente em muitas espécies vegetais, tem propriedades que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, a reduzir o inchaço e exerce uma ação vasoprotetora (ajuda a reforçar as paredes das veias), pelo que é um ingrediente que interessa muito em alguns preparados para o cuidado das pernas cansadas.

Também o são a Diosmina e a Hesperidina, outros tipos de polifenóis que são obtidos da laranja doce imatura e que têm um teor de bioflavonoides muito elevado. A primeira exerce uma ação anti-inflamatória e atua como protetor vascular, enquanto a Hesperidina aumenta a resistência capilar.

Em algumas fórmulas naturais para o alívio das pernas cansadas, a força dos bioflavonoides costuma ser combinada com vitamina C e com plantas como a gilbarbeira e o castanheiro-da-índia, com ação anti-inflamatória e venotónica. O objetivo consiste em conseguir-se um efeito triplo: alívio do cansaço, adição de frescura e melhoramento da circulação.