À saúde do seu fígado

Sejamos sinceros: quando o calendário nos traz dias de festas, celebrações e compromissos familiares é quase impossível isolar-se do ambiente geral. Quem não tiver cometido nenhum
excesso nesta altura, que atire a primeira pedra.

Ora bem, uma coisa é “hoje vou sair um pouco dos limites!” e outra é “parece que
estou a ultrapassar os limites!”. Deve saber que, ao tomar um excesso de gorduras, de doces e de álcool o fígado sofre porque, além das suas funções habituais, tem que trabalhar muito mais metabolizando este tipo de substâncias. um excesso de trabalho que se pode pagar em forma de mal-estar.

Sabe que pode contribuir para o ajudar? A natureza põe ao nosso alcance uma série de plantas com propriedades purificativas e de proteção hepática, que muitas pessoas utilizam para minimizarem os danos nesta época tão importante.

O cardo mariano e as alcachofras, por exemplo, são plantas que têm um efeito protetor do fígado, pelo que pode contar com elas se souber que durante alguns dias o vai pôr a trabalhar mais. Na sua farmácia encontrará preparados em cápsulas que lhe podem ser úteis.

Outra boa ideia pode consistir em contar-se com plantas como o gengibre e o funcho, que favorecem a digestão. Podem fazer parte dos seus pratos ou pode tomá-los em forma de infusão, mas em forma de comprimidos têm uma maior concentração de princípios ativos.

Também é importante que se beba muita água, que se dê prioridade ao consumo de frutas e de verduras com propriedades antioxidantes, que se procure fazer com que não faltem vitaminas do grupo B e que se faça exercício físico de forma habitual.

Para concluir, e como curiosidade, alguns dados estatísticos extraídos de um estudo efetuado pelo INFITO (Centro de Investigação sobre Fitoterapia) e pela SEDCA (Sociedade Espanhola de Dietética e Ciências da Alimentação) sobre as festas natalícias na Espanha:

– 38% dos pesquisados fazem 2 a 3 refeições com familiares e amigos.

– 22% fazem mais de 6!

– 68% reconhecem que se excederam na comida e na bebida.

– 51% sofreram desconforto digestivo e cerca de 34%, ressacam devido ao álcool.

Deixamos-lhe um conselho para lembrar, que resume as nossas recomendações: Nunca perca o controlo dos doces, gorduras e álcool. Desfrute das festas!