Segredos para umas pernas leves

Se quiser saber porque é que sente as suas pernas como se tivessem um lastro, inchadas e até doridas, comece por analisar se a sua situação pessoal coincide com algumas das circunstâncias que lhe enumeramos aqui:

– Permanece muito tempo em pé ou sem mudar de postura

– Tem antecedentes familiares com problemas circulatórios

– Tem tendência para a retenção de líquidos

– Tem uma vida sedentária

– É mulher

– Tem excesso de peso ou obesidade

– Está grávida

– Toma medicamentos para a hipertensão, antidepressivos, anti-inflamatórios ou hormonais.

Se coincidirem mais de duas, é muito provável que tenha um problema circulatório de retorno venoso que, embora em princípio não seja grave, é desconfortável e, com o tempo, poder-se-á agravar. Propomos-lhe que siga estes conselhos simples se deseja prevenir e/ou aliviar.

– A nível físico é importante que se evite o sedentarismo, que se mude frequentemente a postura das pernas e que se faça exercício de forma habitual.

– Procure não usar roupas que pressionem as pernas.

– Se for necessário, utilize meias ou peúgas de descanso.

– Estimule a circulação com creme específico e massagens nas pernas.

– Durma com as pernas ligeiramente elevadas

– A nutrição também desempenha um papel destacado; deve ser saudável, com poucas gorduras e pouco sal. Frutas, especialmente citrinos, não podem faltar na dieta diária, dado que proporcionam uma quantidade interessante de polifenóis. Convém que se reduza o consumo de café e se evite o tabaco e o álcool.

– Os preparados fitoterapêuticos à base de bioflavonoides e plantas com efeitos venotónicos (gilbarbeira, castanheiro-da-índia, etc.) também são úteis quando o objetivo é reforçar as paredes venosas e estimular a circulação. Conte com eles!