Que as comidas natalícias não o impeçam dormir bem

Chega o Natal e, com ele, uma longa lista de compromissos e celebrações que têm como ponto de encontro uma mesa repleta de comidas e bebidas. Embora muitas pessoas tenham a sensação de que o Natal é um período onde se pode comer e beber o que se quiser, é importante que se tenha em conta a alimentação para que o sono não fique afetado e se possa descansar e desfrutar das festas com a máxima energia. Hoje damos-lhe alguns conselhos relacionados com a alimentação, para que saiba como dormir melhor, apesar das celebrações natalícias.

  • Sabemos que há dias importantes e muito especiais no Natal, mas nem todos os dias são de celebração. Nos dias em que não haja nenhum compromisso, procure manter a sua dieta de alimentação e exercício. Uma dieta equilibrada e exercício diário são os principais segredos da saúde e do bem-estar. Portanto, a manutenção destes hábitos em dia fará com que as festas não influam no sono e se consiga um sono de qualidade.
  • Muitos dos almoços e dos jantares familiares que se realizam durante o Natal têm como prato final uma montanha de torrões, doces amanteigados e outros doces. Mesmo que se goste muito deles, não se deve abusar, dado que são alimentos que afetarão na hora de dormir.
  • É importante que não se esqueça o pequeno-almoço, mesmo que se saiba que se tem um almoço ou um jantar importantes. Devem-se manter as rotinas e fazer as 5 refeições por dia. Devemos lembrar-nos de que estamos a celebrar o Natal. Não é a última vez que comemos, pelo que não é necessário que comamos até não podermos mais.
  • Se lhe cabe a si cozinhar, procure fazer as compras com uma lista de tudo aquilo de que necessita e com o estômago cheio para evitar a compra de produtos de recheio que realmente não são essenciais para o seu menu.

Apesar destes conselhos de hábitos, a comida influi diretamente no corpo e, portanto, no sono. Como dormir melhor através dos alimentos? Mesmo que tenha almoços de compromisso, procure ter em mente estes alimentos.

Alimentos que se devem evitar:

  • O gelado acompanha muitas sobremesas que se oferecem no Natal. À noite deve-se evitá-lo, dado que contém muito açúcar e este fará com que nos mantenhamos acordados. Além disso, é um produto que digerimos de forma muito lenta.
  • Embora nos pareça que o álcool provoca sono, na realidade provoca desidratação, pelo que interfere com as funções reparadoras do sono.
  • O chocolate é uma fonte de gorduras, açúcar e, além disso, é excitante. Por estes três motivos, é muito pouco recomendável que se consuma chocolate à noite. Tanto os doces como as guloseimas aceleram o nosso organismo e podem provocar pesadelos.

Desta forma, se estiver encarregado de preparar o jantar, recomendamos que prepare um menu que contenha um peixe gordo ou carnes brancas, assim como que o acompanhamento ou a entrada sejam compostos por verduras.

A saúde e o bem-estar são essenciais para que o sono seja de qualidade. Se quiser viver esta época com bom estado de espírito, é imprescindível que descanse bem.

A Aquilea espera que passe umas festas inolvidáveis. Feliz Natal!