Vitaminas e minerais contra o cansaço

Há dias em que parece que, desde que nos levantamos até que nos voltamos a deitar, estamos sempre cansados. Quando falamos de qualidade de vida, a alimentação e o sono vêm sempre à tona. Ambos os fatores influem nos níveis de energia e, portanto, deve-se tê-los em conta quando se tratar de combater o cansaço e a fadiga.

É importante que não se confunda fadiga com sonolência. Denominamos de sonolência a sensação da necessidade de dormir, enquanto a fadiga significa cansaço e falta de energia e de motivação.

A fadiga pode ser tanto física como mental, em resposta ao stress emocional, ao aborrecimento, à falta de sono ou a um esforço físico. Não obstante, deve-se ter em conta que, se os sintomas não se aliviarem dormindo as horas necessárias, com uma alimentação saudável e evitando o stress, é necessário recorrer a um médico.

Existem conselhos básicos de alimentação que ajudam a manter a energia sob controlo:

  • É importante que nunca se saia de casa sem tomar o pequeno-almoço. Depois de horas a dormir, o nosso corpo e a nossa mente necessitam de carregar novamente as baterias, pelo que se deve oferecer-lhes nutrientes.
  • A programação de refeições a cada 3 ou 4 horas ajuda a sentir-nos saciados e com energia durante todo o dia.
  • A única coisa que as bebidas que contêm cafeína fazem é aliviar o problema de forma momentânea, pelo que não se deve consumi-las em excesso.

Estas são simples normas, com as quais se conseguirá melhorar a qualidade de vida. No entanto, também existem determinados alimentos que proporcionam as vitaminas e os minerais necessários para nos sentirmos com energia durante todo o dia.

– A aveia é um cereal integral que faz parte dos hidratos de carbono complexos. Estes mantêm estáveis os níveis de açúcar no sangue, pelo que a energia que proporcionam é constante. Além disso, a aveia contém vitaminas do complexo B. É altamente recomendável que seja consumida de manhã, para que proporcione energia suficiente para se começar o dia.

 – Todos os frutos secos proporcionam energia, graças ao seu teor calórico e, além disso, também são fonte de vitaminas do complexo B. As nozes são ricas em magnésio e em ácidos gordos. O magnésio é um mineral que contribui para o relaxamento muscular, pelo que evita a fadiga dos músculos, conseguindo-se uma mente tranquila e relaxada. Os ácidos gordos, como o Ómega-3 e o Ómega-6, mantêm as ligações nervosas em bom estado, aliviando os sintomas de fadiga e prevenindo a depressão.

 – Os legumes são uma fonte ideal de hidratos de carbono e ferro, propriedade ideal para combater a anemia e, portanto, a fadiga. Além disso, os legumes também são ricos em serotonina.

O mais importante no que respeita à alimentação e ao sono é que se sigam sempre as mesmas normas e hábitos de vida saudáveis que permitam o melhoramento da qualidade de vida, proporcionando um bom descanso à noite e uma energia plena durante o dia.